Oficina online Pontos MIS -“Cinema e Feminismos – As diretoras brasileiras”

O Programa Pontos MIS promove a oficina online “Cinema e Feminismos – As Diretoras Brasileiras”, apresentada em quatro encontros ao vivo nos dias 10, 13, 17 e 20 de abril, das 19h30 às 21h, pela professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Luiza Lusvarghi. A participação é gratuita e indicada a pessoas a partir dos 12 anos.

Os interessados podem se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/cinema-e-feminismos–as-diretorasbrasileiras__1920874

Durante a oficina, serão abordados três temas centrais: um resumo histórico sobre as pioneiras do cinema, uma discussão sobre a participação feminina na direção e uma análise do cinema de autor.

No primeiro tema, serão apresentadas as trajetórias das primeiras cineastas e seus nichos de atuação, contextualizados na história do cinema brasileiro dos anos 30 até a década de 70. Em seguida, será discutida a participação das mulheres na direção cinematográfica, considerando tanto o cinema nacional quanto o internacional – em uma abordagem temporal dos anos 80. Por fim, serão analisados os conceitos teóricos feministas e sua relação com a produção cinematográfica feminina brasileira na década de 90. 

Além de professora e pesquisadora, Luiza Lusvarghi é integrante do Grupo Genecine (Grupo de Estudos Sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais) e da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Graduada em Jornalismo pela PUC-SP, com mestrado, doutorado e pós-doutorado pela ECA-USP e UFPE, é autora de “De MTV a Emetevê” e “Narrativas Criminais da Ficção Audiovisual da América Latina” e coorganizadora e autora da coletânea “Mulheres Atrás das Câmeras. Cronologia das Cineastas Brasileiras de 1930 a 2019”, finalista ao Prêmio Jabuti em 2019.

Texto: Beatriz Costa (MTb 39.517)

Foto: Reprodução/Redes Sociais

05/04/2023

Compartilhe esse post :

Nosso Contato
plugins premium WordPress