Fala mais pessoal, tudo bem?
A chegada de um bebê é um momento muito especial na vida de uma família. Mas que também traz diversas mudanças que transformam completamente a rotina de todos. E nossos pets não estão imunes a isso.
Então vamos te passar 9 dicas para preparar o seu pet para a chegada de um novo bebê.
Vamos lá!
1. Comece a fazer mudanças na rotina do seu pet com antecedência:
Tente fazer mudanças graduais na rotina do seu pet, como mudar o tempo de passeio ou a hora da refeição. Dessa forma, ele terá tempo suficiente para se acostumar com a nova rotina antes da chegada do bebê.
2. Introduza o cheiro do bebê:
Antes do nascimento do bebê, deixe que o seu pet cheire as roupas e outros itens do bebê para se familiarizar com o cheiro. Também peça para alguém levar uma roupinha usada por ele na maternidade para seu pet cheirar antes de você voltar para casa.
3. Ensine comandos básicos:
Certifique-se de que seu pet entenda comandos básicos, como “sentar”, “ficar” e “sair”. Isso pode ajudar a controlar o comportamento dele em torno do bebê.
4. Reserve um lugar especial para o seu pet:
Reserve um espaço especial para o seu pet, como um tapete ou caminha, e ensine-o a ficar lá quando necessário. Dê preferência a locais próximos à você, perto de onde vai amamentar o bebê, por exemplo.
5. Mantenha o ambiente calmo e tranquilo:
Durante a gestação e após a chegada do bebê, tente manter um ambiente calmo e tranquilo em casa para minimizar o estresse do seu pet.
6. Faça apresentações graduais:
Faça apresentações graduais entre o seu pet e o bebê, começando com breves visitas e aumentando gradualmente o tempo de exposição.
7. Recompense o bom comportamento:
Recompense o bom comportamento do seu pet quando ele estiver perto do bebê com elogios e petiscos para incentivá-lo a continuar sendo um bom companheiro para o seu bebê.
8. Peça ajuda profissional se necessário:
Se o seu pet estiver tendo dificuldades em se ajustar à chegada do bebê, não hesite em procurar ajuda profissional de um treinador ou veterinário comportamental.
Por último, mas acredito que mais importante.
9. Respeite o tempo do seu pet:
Assim como nós, cada animal tem um tempo de adaptação, principalmente quando há mudanças tão radicais. Dê o tempo dele, mantenha a calma, faça com que ele participe da rotina e mantenha hábitos anteriores ao bebê, como passeios e brincadeiras. Assim seu pet se sentirá incluso na sua vida.
Enfim, os pets são nossos companheiros e amigos. Usando essas dicas tenho certeza que conseguirá fazer uma adaptação tranquila tanto para o pet quanto para a família toda.
Gostou das dicas? Compartilhe e siga a gente nas redes sociais para não perder conteúdos como este!