O coletivo HUP surgiu da necessidade da banda HURRY UP, de Americana-SP, de encontrar lugares para tocar suas próprias músicas, em uma região onde a maioria dos estabelecimentos privilegiavam bandas covers. Então, em 2012, a banda organizou seu próprio festival de música autoral, o HUP Fest, que se tornou um sucesso e se espalhou por várias cidades.
Em 2015, o coletivo estabeleceu um local fixo em Americana, com um estúdio de ensaio para bandas autorais. A coisa foi ficando tão boa que, em 2019, eles mudaram para uma sede própria e ampliaram as atividades para incluir um estúdio de produção audiovisual e um espaço para artistas independentes se apresentarem, além de ser a casa fixa do festival.
Embora o festival tenha priorizado artistas locais, ele também recebeu bandas de todo o país e algumas internacionais, de países como Estados Unidos, Bélgica, França, Alemanha, República Tcheca e Chile. Com mais de cem edições e duzentas atrações, o festival é um exemplo sólido de promoção da cultura na nossa região.
Durante a pandemia de 2020, o coletivo criou o HUP Web Fest, uma versão online do festival em parceria com bandas autorais. Foram quatro edições, com dezesseis bandas.
Em março de 2022, os eventos presenciais foram retomados e desde então, a música autoral tem tido espaço em diversos estilos musicais. A arte autoral sempre terá vez no HUP.
Não deixe de conferir os eventos que acontecem no HUP na nossa página de eventos e no Instagram @hup.sounds