Ao final desse texto temos um desconto especial para você!
A gravidez é um momento único na vida de cada pessoa. Não importa se é seu primeiro filho, ou se você já está no terceiro, cada vez é diferente da primeira e surgem diversas dúvidas. Como será o parto? Quero normal ou cesárea? Será que vou sentir muita dor? Será que meu bebê está bem?
Esses medos e incertezas são frequentes na maioria das gestantes, principalmente no Brasil, que tem um sistema obstétrico extremamente complexo e desafiador para quem deseja ter um parto normal.
Afinal, quais as minhas possibilidades?
Vá atrás de informação. Busque conhecer sobre os hospitais da sua região. Não se limite a somente uma cidade. Há muitas possibilidades também em cidades vizinhas. Procure o que é ideal para você.
Estude sobre os tipos de parto, veja em qual deles você se adequa e o que pode fazer durante a gravidez para que você alcance o que deseja.
Se possível, contrate ajuda profissional. Uma das profissionais que pode contribuir é a enfermeira obstetra, também chamada de “parteira”. Com a formação em enfermagem e especialização em obstetrícia e ginecologia, está apta para acompanhar pré-natal, evolução de parto, parto domiciliar, prescrever exames específicos e realizar procedimentos.
Tudo começa com muita informação 🤎
Sabendo dos desafios em ter um parto normal respeitoso / humanizado na nossa região, a presença da enfermeira obstetra tem um papel fundamental para se alcançar esse sonho.
O primeiro passo é saber da história de cada mulher, seus desejos e possibilidades de locais para o parto. Seja em hospitais particulares, públicos ou parto domiciliar planejado.
O segundo passo é o momento correto de ir até o hospital, não muito cedo, nem tarde demais. Para isso, o acompanhamento da profissional na casa da gestante promove a evolução segura do trabalho de parto e dessa forma, chegando no momento oportuno no hospital. Isso se dá, pois a enfermeira faz o acompanhamento da vitalidade fetal (batimento cardíaco do bebê) e pode realizar exames de toque vaginal para avaliar a dilatação do colo do útero (10 centímetros no total).
Nesse momento todo suporte físico e emocional é importante. Segurança e tranquilidade no conforto de casa é um cenário perfeito para a evolução de um parto tranquilo.
Alguns desafios dentro dos hospitais da nossa região:
- Somente alguns permitem a entrada da enfermeira obstetra;
- Algumas instituições têm ambiente próprio para o trabalho de parto e parto normal, outras apenas ambiente cirúrgico;
- Analgesia durante o parto normal é apenas em algumas instituições.
Sabendo da particularidade de cada ambiente ou instituição, a mulher estará segura para realizar suas escolhas. Com uma equipe multidisciplinar fica muito mais fácil conseguir alcançar o objetivo: “a melhor lembrança possível do dia do nascimento do bebê”.
Mulheres necessitam de acolhimento, equipe carinhosa, respeitosa e competente. Afinal, são duas novas vidas, um bebê que nasce e uma mãe que renasce.
Eu sou Amanda Penachioni Martins, mãe de três meninas, casada com um grande amor e apaixonada pela maternidade. Enfermeira e pós graduada em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica pelo Instituto Israelista Albert Einstein. Também trabalho com consultoria de amamentação e laserterapia.
📞 Telefone (19) 98441-7434
📷 Instagram @amanda.parteira
📧 Email amandabpmartins@gmail.com