O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Americana recebe, até o dia 07 de julho, a exposição fotográfica Réquiem, da sérvia radicada em São Paulo, Gordana Manic. A mostra é gratuita e reúne imagens capturadas sob longo tempo de exposição, causando a sensação de movimento, em referências ligadas à música, dança e teatro.
A imagem capturada por Gordana é difusa e evanescente, pela escolha em utilizar-se de tempos de exposição longos para a movimentação que desenvolve em frente à câmera. A escolha por este efeito é importante para se pensar a poética de Gordana, que cria fantasmas, o ausente que se faz presente, o oculto e a lembrança.
Gordana Manic nasceu em Novi Sad, Sérvia, em 1973. Desde 1999, mora no Brasil, para fugir do caos social e da imprevisibilidade do futuro causados pelos conflitos em seu país natal. Em março daquele ano, teve início a ofensiva da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) contra o regime do ex-presidente sérvio Slobodan Milosevic, julgado por acusações de crime de guerra.
A fotógrafa, que também é doutora em Matemática pela Universidade de São Paulo, busca a representação visual do que há de mais pessoal e intransferível em sua própria experiência. O drama vivido durante a guerra e as inevitáveis sensações de Figura 1 “Réquiem” e Figura 2 “Réquiem” sugerem o deslocamento e solidão pela adaptação forçada a uma cultura completamente diferente e são apenas algumas de suas experiências representadas nas imagens.
A mostra faz parte do projeto Nova Fotografia, do Pontos MIS, criado em 2011 para a exposição de fotos de artistas promissores e que se distinguem pela qualidade técnica e distinção conceitual de seus trabalhos.
“É gratificante para Americana receber a exposição deste projeto criado com o objetivo de destacar artistas com olhares inovadores. Convidamos a todos a conferir a mostra, na esperança de que apreciem o viés histórico e cultural apresentado pela fotógrafa”, declarou a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.
SERVIÇO
Exposição Pontos MIS | Réquiem, Gordana Manic em Americana
Data: até 07 de julho
Local: MAC Americana, localizado no Centro de Cultura e Lazer (CCL), à Av. Brasil 1293, Jardim São Paulo, Americana. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ingresso: gratuito
Classificação: Livre
Texto: Beatriz Costa (MTb 39.517), com informações do Museu da Imagem e do Som
Fotos: Gordana Manic