Quando pensamos em alimentação saudável, a primeira ideia que vem à mente é um prato cheio de salada, não é mesmo?!
Embora essa associação seja muito comum, não retrata por completo o principal conceito de uma alimentação nutritiva e sim, é totalmente possível que você coma um prato cheio de salada e não tenha nutrido o suficiente seu corpo.
Isso porque, existe a comida que apenas alimenta e a comida que além de alimentar, nutre. A diferença entre elas é a variedade e a quantidade de nutrientes que estarão disponíveis no seu prato ou no seu lanche.
Para identificar se seu hábito alimentar está adequado, separamos 7 sinais emitidos pelo seu corpo como forma de alerta:
1. Cansaço excessivo durante o dia: baixo consumo ou ausência de alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, aveia em flocos, mandioca, abóbora, batata inglesa e batata-doce).
2. Fraqueza muscular: consumo insuficiente de proteínas (carnes, peixes, ovos, leite, queijos e iogurte).
3. Pele seca ou acne: excesso de consumo de alimentos fritos e gordurosos. Invista em alimentos ricos nas vitaminas A e E (manga, mamão, cenoura, abóbora, espinafre e couve) e em alimentos ricos em Zinco e Selênio (carne bovina, fígado bovino, amendoim, castanha do Brasil, semente de girassol e gergelim).
4. Constipação: baixa ingestão de alimentos ricos em fibras (farinha de mandioca, brócolis cozidos, linhaça, farinha de soja, feijão carioca e grão de bico) e baixo consumo de água.
5. Falta de concentração: ausência de alimentos ricos em Ômega 3 (salmão, truta, sementes de chia e nozes) e deficiência de vitaminas do complexo B (carnes, ovos, leites e derivados, cereais, grãos e alguns vegetais de folha verde).
6. Dificuldade de cicatrização: baixo consumo de alimentos ricos em vitamina C, A e E, além da deficiência de Zinco.
7. Mau humor: ingestão insuficiente de alimentos ricos em carboidratos; deficiência de Magnésio (semente de abóbora, espinafre, arroz integral e banana) e alimentos ricos em Triptofano (amendoim, ovo, abacate e banana).
Se você reconheceu algum desses sinais, vale a pena ter um olhar mais atento às suas refeições e caso seja possível, procurar a orientação de um Nutricionista, que é o profissional responsável em te guiar nesse processo incrível e transformador da reeducação alimentar.
“Cuidar da sua alimentação também é uma demonstração de amor-próprio!”
Mini currículo:
Eu sou Nathalie Simões, casada, mamãe da Marina e do João Lucca, que são meus grandes incentivos para minha transição de carreira. Estou no último ano da faculdade de Nutrição e apaixonada por essa profissão tão transformadora! No meu Instagram dou dicas de Nutrição, compartilho minha rotina de mãe e incentivo a busca de uma vida com práticas saudáveis.
Instagram e Threads: @nathaliesnutri
E-mail: nutri.nathaliesimoes@gmail.com